Campanha | 6 de dezembro de 2013

Mandela Day

Com a música do grupo Simple Minds, ‘Mandela Day’, fazemos nossa homenagem a Nelson Mandela, um homem que lutou pela igualdade desde a sua juventude, tornando-se o maior símbolo contra o Apartheid.

Aos 95 anos de idade, a morte do ativista foi anunciada ontem pelo Presidente Sul-africano Jacob Zuma. “Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu um pai. Apesar de sabermos que este dia chegaria, nada pode diminuir nosso sentimento de profunda perda”, disse Zuma.

Nelson Mandela nasceu em 1918 com o nome de Rolihlahla Mandela, em uma pequena vila rural. Tornou-se Nelson aos 7 anos por imposição da professora, que queria que ele tivesse um nome critão, quando entrou para a escola britânica.

Foi o único da sua família a concluir a escola. Formou-se advogado e integrou o Congresso Nacional Africano (CNA), a principal organização que lutava pelos direitos dos negros no país, e rapidamente ascendeu na hierarquia do grupo.

Lutou pelos seus ideais de igualdade contra o governo que, em 1948, oficializou a segregação racial na África do Sul. Perseguido, foi preso em 1963. Usou seu julgamento para expressar os fundamentos da sua crença, pelo qual ficou conhecido em todo o mundo.

“Tenho nutrido o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas possam conviver em harmonia e com igualdade de oportunidades. É um ideal pelo qual espero viver e que espero ver realizado. Mas, meu Senhor, se preciso for, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”, disse em parte do seu discurso.

Condenado a prisão perpétua, jamais perdeu a esperança. De dentro do cárcere, sua figura envolveu pessoas, políticos e artistas de todo o mundo em favor da causa. Depois de 27 anos de prisão, a pressão mundial pela sua liberdade e pelo fim do Apartheid ficou insuportável e Mandela foi solto aos 72 anos de idade pelo recém empossado presidente, Frederik Willem de Klerk.

As imagens do líder, no dia 11 de fevereiro de 1990, saindo da prisão foram assistidas pelo mundo inteiro.

Mas sua história não tinha acabado ali. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz pela ajuda em favor da redemocratização da sul-africana e se tornou o primeiro Presidente negro do país em 1994.

Oficializou sua aposentadoria da vida pública em 2004, porém nunca deixou de representar seu país.

Mandela se despede, porém fica o seu legado!
nelsonvemaisFoto via nelsonmandela.org

Newsletter - Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Vêmais.

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter

Logo rodape - VêMais

Rua Henrique Krause, 80
Ilha da Figueira | Jaraguá do Sul - SC
CEP: 89258-330 - Tel: 47 3370-0000
E-mail: vemais@vemais.com

Acompanhe-nos nas redes sociais:
whatsapp

Fale com a gente no WhatsApp